Emigrantes e lesados do BES/GES não incluídos na solução dos “lesados do BES” obtém garantia de apoio dos deputados membros da COFMA

A ABESD – Associação de defesa dos clientes bancários, em representação dos Seus associados nacionais e emigrantes, participou hoje na COFMA – comissão orçamento finanças e modernização administrativa, a fim de esclarecer os deputados sobre a necessidade de uma solução equitativa e justa para todos os lesados não qualificados.

Tal como referimos anteriormente, a actual solução do “lesados do BES” positiva enquanto solução para os lesados da rede comercial de Portugal Continental e Açores, deixou de fora os lesados do BES/GES das sucursais externas financeiras, incluindo a Madeira.

A ABESD têm reunido com os grupos parlamentares e com entidades oficiais, no sentido de esclarecer a falta de equidade na solução apresentada. Sendo a solução positiva e necessária, a mesma deverá contemplar todos os clientes não qualificados de todos os balcões das várias entidades bancárias do grupo BES.

Luis Vieira, mebro da Direcção da Associação afirmou hoje na audição que “O misselling de produtos tóxicos é um facto provado no caso do BES / GES para todos os clientes burlados (nacionais ou emigrantes) e é também um denominador comum nos casos das restantes entidades bancárias que tiveram problemas (BPP, BPN e BANIF). Em todos eles existiu uma grave perda de poupanças por parte dos clientes não qualificados em benefício de empresas do próprio grupo ou até da sua “holding” controladora.”

A ABESD irá agora solicitar a CMVM que se pronuncie de formalmente sobre este tema- tal como solicitado pelos Deputados participantes na comissão; sendo que alguns dos nossos associados receberam já individualmente confirmações de misselling por parte da CMVM.

Por parte dos deputados da Assembleia da Republica e membros da COFMA, a ABESD viu os mesmos manifestarem a Sua pretensão de que todos os lesados não qualificados e com os mesmos produtos, sejam tratados de forma equitativa na solução dos lesados do BES / GES.

©2019 ABESD - Associação de Defesa dos Clientes Bancários

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