Associação de Defesa dos Clientes Bancários vai pedir comissão de inquérito a vendas fraudulentas

 

Em audiência com o PS, a Associação de Defesa dos Clientes Bancários vai pedir investigação parlamentar a ‘misselling’, após casos do BPN, BES e Banif. ABESD vai apelar ainda a tratamento igualitário para clientes do BES/GES que compraram papel comercial fora dos balcões do BES.

O Grupo Parlamentar do PS recebe hoje em audiência a Associação de Defesa dos Clientes Bancários (ABESD), que representa cerca de 400 clientes lesados do GES/BES que foram lesados em cerca de 70 milhões de euros na compra dos mesmos produtos em sucursais financeiras exteriores do banco e do Banque Privée Espírito Santo, em aquisições efetuadas em território nacional ainda que não aos balcões do BES. ABESD vai reclamar igual tratamento a estes lesados que ficaram excluídos da solução encontrada para os clientes do BES que adquiriram papel comercial do GES aos balcões do banco.

A ABESD vai também pedir a criação de uma comissão de inquérito à venda fraudulenta ou abusiva de produtos financeiros (misselling) depois de terem ocorrido vários casos em Portugal como o do BPN, BES e Banif.

A iniciativa socialista de auscultação da ABESD, insere-se em ronda de audições a várias entidades relacionadas com o sector bancário, que visam novas medidas legislativas para a banca.

O presidente da ABESD revelou ao Jornal Económico que hoje vai pedir ao GPPS a criação de uma comissão de inquérito só sobre misselling. “Não é o Banif, o BPN e o BES, é preciso saber como é que se vendem fraudulentamente produtos financeiros em Portugal”, avança, sublinhando que com este mesmo objectivo a associação já pediu uma audiência à Comissão de Orçamento, Finança e Modernização Administrativa (COFMA).

Luís Janeiro adianta ainda sobre o tema do misselling que a associação que lidera vai pedir ao Banco de Portugal (BdP) a criação de “um órgão de inclusão financeira que reveja a obrigatoriedade de informação dos produtos fornecidos aos clientes e que estes elementos estejam online, bem como seja criada um conjunto de regulamentação que garanta que os clientes são mesmo informados”.

O presidente da ABESD vai ainda dar conta aos deputados socialistas da necessidade de equidade no tratamento dos lesados e emigrantes do BES/Grupo GES que foram igualmente “manipulados e enganados” aquando das suas aplicações, pensando que se tratavam de depósitos a prazo.

“Tratam-se de clientes que compraram os mesmos produtos, que foram vendidos com a mesma estratégia comercial e em território nacional ainda que se tratassem de clientes da sucursal financeira exterior do BES na Madeira ou que tivessem contas em entidades como o Banque Privée”, começa por explicar Luís Janeiro.

Este responsável recorda que estes lesados do GES/BES ficaram de fora do acordo dos lesados do BES e avança que na audiência de hoje “a ABESD quer alertar o Parlamento para esta situação e ajudar a construir uma solução para que os direitos jurídicos destes clientes lesados passem igualmente para o novo fundo de indemnização e sejam também compensados”.

 

Ação judicial contra Banco de Portugal

Luís Janeiro aponta também baterias ao Banco de Portugal e volta a frisar que a ABESD está também a actuar numa frente jurídica, onde pretende processar o regulado do sector financeiro, mas não só, também outras entidades públicas, entre elas poderes políticos, e privadas, nomeadamente bancos e consultoras. Este responsável defende que “o Banco de Portugal estava consciente da situação real do BES e da forma como estava a ser feito o financiamento do grupo financeiro e não actuou em devido tempo, permitindo que os clientes assumissem um risco que desconheciam que resultou na perda das suas poupanças”.

Luís Janeiro recorda que nos últimos meses antes do colapso do banco vários foram ainda os associados da ABESD que investiram em papel comercial e viram as suas poupanças serem aplicadas em instituições falidas e com contas falsificadas, “sob o aval de aceitação” do regulador bancário.

 

via JORNAL ECONÓMICO

©2019 ABESD - Associação de Defesa dos Clientes Bancários

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?